A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância está de todo perdida no precoce aprendizado da dor e da saudade.
Os livros de antigamente não tem fama de terem finais felizes, esse, publicado em 1968, não é diferente. No início, quando os personagens e a situação deles são apresentados eu chorei sem parar em todas as páginas, é um livro que trata de realidade sem pudor algum, e dois temas que, pra mim, nunca deveriam ser misturados são crianças e pobreza.
Zezé é um menino de 5 anos (SÓ CINCO ANOS) que é muito levado, por isso sempre apanha muito, mesmo assim não para de aprontar, coloca a culpa no seu padrinho, o próprio diabo, que fica falando em seu ouvido travessuras que ele pode fazer. Por ser desse jeito Zezé se sente excluído da família e encontra conforto na sua imaginação, que transforma coisas comuns em leões, panteras, aviões e cowboys.
Zezé é um menino muito inteligente, aprendeu a ler sozinho e foi pra escola com apenas cinco anos, ao se mudar de casa ele encontra um pequeno pé de laranja lima, a quem dá o nome de Minguinho e divide com ele todos os seus segredos e peraltices. Apesar da vida difícil que leva, o menino sempre consegue tirar o melhor das situações por meio de sua imaginação e da ajuda de seus amigos, como a professora Cecília Paim, o vendedor de música Ariovaldo, o Portuga Manuel Valardes, a irmã Glória, o reizinho Luíz, seu irmão mais novo e o sábio tio Edmundo.
O livro é tão triste no início que a gente acaba se acostumando com a tristeza e do meio pro final nem chora mais, é uma leitura rápida e que traz várias reflexões, dando uma vontade imensa de abraçar alguém. Não gosto de livros que abordam esse tema, é o segundo assim que leio esse ano, sempre fico muito abalada, mas são necessários.
Não tenho muito a dizer sobre o livro, é preciso ler para entender esse sentimento. Acho que é impossível não se emocionar ao longo da história, mas também existem momentos para dar risada e sonhar. Apesar de tudo, o livro é bom.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Título original: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano de publicação: 1968
Gênero: Drama
N° de páginas: 183
Editora: Melhoramentos
Classificação: 4/5
Data do início da leitura: 02/04/2017
Data do término: 05/04/2017
DESAFIOS:
Livreando: Livro com capa amarela
Bingo: Nacional
Esse é o segundo livro que eu li em abril, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro com capa amarela", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!
0 comentários:
Postar um comentário