26 agosto, 2017

Resenha: A Paciente Velhinha Alemã

"Ao longo da nossa trajetória de vida, por cada alçada que passamos, nos deparamos com um sem número de situações, boas e más. Cabe a cada um colher as boas para levar consigo, enas demais, procurar dar o dobro do seu melhor para restituir de volta, uma situação melhorada."
Sinopse:  A necessidade maior em superar aquele obstáculo exigiria muito mais que boa vontade e conhecimento acadêmico apenas. Iria exigir, também, levar às últimas consequências o conceito de paciência e perseverança.
A narrativa trata de um fato apenas, mas de muitas realidades. Narra a superação que se faz necessária quando bate à porta situações críticas que ultrapassam a linha endêmica do procedimento médico seguro e confortável.
O desenrolar daqueles acontecimentos em nenhuma outra condição, acredito, seria possível diferente das que são narradas aqui, desde o início.


Ganhei esse livro em julho desse ano, foi um presente do autor por eu ter sido sua centésima seguidora no Instagram, fiquei muito honrada, pois nunca recebi nada dessa forma, principalmente do autor. Não planejava ler ele em seguida, mas como acabei esquecendo os livros que planejava ler esse mês na casa dos meus pais acabei ficando com as poucas opções que tinham no meu apartamento e esse foi o escolhido para passar na frente de todos os outros.

O livro tem pouquinhas páginas por se tratar apenas de um diálogo, fruto de um encontro entre velhos amigos da faculdade, agora médicos, o narrador, Martino e Almino Tejo, o atento ouvinte. Ao se encontrarem, depois de anos sem ter contato um com o outro, começam uma conversa despreocupada, que logo toma um rumo diferente quando Martino começa a contar como foi um de seus mais difíceis atendimentos de urgência, aquele que o levou a encarar de frente as adversidades, surpresas e decepções de sua profissão.

O livro tem um quê de suspense, pois o motivo do atendimento demora a ser revelado, levando o leitor a um nível altíssimo de curiosidade que só é sanada depois da metade do livro. No senso comum quem se forma em medicina tem a vida ganha, mas o autor mostra de forma bem realista que isso não é verdade, enumerando as diversas dificuldades que são enfrentadas no início da carreira, principalmente por aqueles que trabalham na rede pública e na região Norte. Fiquei bastante impressionada com a riqueza de detalhes e veracidade com que os fatos são narrados, sem nenhuma intenção de suavizar a realidade enfrentada pelos profissionais da área da saúde do nosso país. Nunca havia lido algo parecido, foi uma experiência bastante enriquecedora e que abriu os meus olhos para o descaso com que algumas pessoas têm de lidar diariamente.

Talvez eu nunca lesse esse livro, pois não é o gênero que procuro na hora de comprar, agradeço muito ao autor Antônio E'dme por ter me dado a oportunidade de conhecer o seu trabalho e por quebrar paradigmas da nossa sociedade, esse é um livro que todos deveriam ler, pois a maioria tem uma ideia errada daqueles que se formam em medicina. É um livro que engrandece o nosso conhecimento do mundo real e nos faz refletir sobre as dificuldades que muitos enfrentam nas zonas mais preteridas do Brasil.


Aos que se interessaram pelo livro, deixo aqui as maneiras de encontrá-lo!
Perfil do autor no Instagram
Link para comprar o livro na Saraiva

INFORMAÇÕES GERAIS:

Título original: A Paciente Velhinha Alemã
Autor: Antônio E'dme
Ano de publicação: 2014
Gênero: Drama, Nacional
N° de páginas: 154
Editora: Clube de Autores
Classificação: 4/5
Data do início da leitura: 04/08/2017
Data do término: 11/08/2017


DESAFIOS:
Livreando: Livro de Drama 

Esse é o terceiro livro que eu li em agosto, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro de Drama", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!


0 comentários:

Postar um comentário

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com