30 setembro, 2017

Resenha: E o Vento Levou

Sinopse: Ano de 1861. O Sul dos Estados Unidos está prestes a ingressar na sangrenta Guerra Civil norte-americana. Na fazenda Tara, na Geórgia, a bela jovem impetuosa e mimada Scarlett O'Hara transforma-se em uma mulher prática e disposta a tudo para conquistar o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. A guerra é intensa e o cerco dos ianques, incisivo, levando a fazenda a uma situação desastrosa de fome e desespero.

Esse livro é o meu preferido de todos os tempos, de todos os livros, de todos os mundos, de todas as vidas, de tudo! Se eu fosse pra uma ilha deserta eu levaria ele e viveria feliz pra sempre passando fome. Eu amo esse livro com todas as minhas forças, eu nunca vi ou li nada tão fantástico ao longo da minha existência e duvido que um dia eu vá ler algo  que me fascine tanto quanto a história de Rhett e Scarlett.

A Scarlett O'Hara é a minha inspiração de vida, meu modelo. Que mulher! Que personagem! Que incrível!! Meu exemplar desse livro é dividido em duas partes, daqueles livrinhos de bolso, ele está todo riscado, dobrado e amassado, mas já foi lido e relido tantas vezes, são tantas partes que eu amo, em breve pretendo adquirir o volume único original, esse será intocável, mas essa versão menor foi a minha primeira e lá estão depositados todos os meus amores e admirações pelos personagens!

O livro conta a história de Scarlett O'Hara, uma menina linda e extremamente mimada, filha do dono de uma rica fazenda de algodão no sul dos Estados Unidos. Ela é o destaque de todas as temporadas, homens fazem filas para poder simplesmente fazer-lhe algum favor, Scarlett é extremamente adorada e admirada por todos, exceto um... O amor de sua vida, Ashley Wilkes. Apesar de no fundo ele também adorar Scarlett, Ashley se considera uma pessoa prática, por isso escolhe se casar com sua prima Melanie, uma mulher muito boa, caridosa e frágil de saúde. Ele recusa Scarlett repetidas vezes, mas ela não entende, sempre faz de tudo para estar ao seu lado.
Quando a guerra estoura todos os homens são convocados para a batalha, os sulistas acreditam que ganharão em questão de semanas e vão confiantes, mas nada sai como o planejado e o confronto se estende por anos, deixando uma parte do país na miséria. Com o avanço da guerra e sem homens na casa, Scarlett toma a frente e faz de tudo para manter sua família segura e saudável, enfrentando muitos preconceitos, ela trabalha, se casa mais de uma vez, sai na rua durante a gravidez, rouba, mente, engana, se casa por conveniência, faz o trabalho na fazendo, entre outros. Sua vida muda drasticamente, mas ela não se deixa abalar, sempre fazendo o que for necessário para salvar as pessoas com as quais se importa.
O grande ponto da história é seu romance com Rhett Butler, um aventureiro com a pior das reputações que insiste em se dizer apaixonado por ela, Scarlett o esnoba e só vai atrás dele quando precisa de ajuda, mas esse romance é o cenário da maioria das cenas mais emocionantes da trama.

Se eu pudesse falaria sem parar desse livro por muito e muito tempo, é com certeza o meu livro preferido, bem como sua adaptação é o meu filme preferido, gostaria que todos pudessem ler pra entender do que eu falo, essa narração é perfeita! Nos tira dos tempos atuais e nos leva para um outro momento, nos faz sentir coisas de verdade. É um romance histórico muito bem escrito, tudo o que sei sobre a Guerra Civil Americana aprendi com esse livro, é cheio de detalhes sobre a realidade e ainda assim consegue ser um livro bem humorado, com personagens que enfrentam a situação sem se deixar a abalar... É simplesmente magnífico, vou encerrar essa resenha por aqui, pois acredito que só que já leu o livro pode entender o enorme sentimento que tenho por ele!

INFORMAÇÕES GERAIS:

Título original: Gone With the Wind
Autor: Margareth Mitchell
Ano de publicação:
Gênero: Romance Histórico
N° de páginas: 1040
Editora: Best Bolso
Classificação: 5/5
Data do início da leitura: 22/09/2017
Data do término: 29/09/2017


DESAFIOS:
Livreando: Livro Clássico

Esse é o quinto livro que eu li em setembro, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro Clássico", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!


4 comentários:

  1. Oi Carol! Sua empolgação com a leitura me contagiou haha, estou com vontade de ler. Parece ser um livro muito interessante, vou adicionar na minha lista de desejados.
    Só senti falta da capa do livro na resenha.

    Beijos

    www.paginadaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooossa, eu nem tinha reparado que não tinha colocado foto!!! Me empolguei tanto tentando escrever tudo que eu sinto que acabei esquecendo, vou corrigir, hahah!
      Que bom que consegui te passar um pouco da minha empolgação pra ti, leia e tenho certeza que não vais te arrepender, a Scarlett vai te inspirar muito!

      Excluir
  2. Oi querida!
    Adorei a resenha e espero gostar do livro. Não sou fã de leituras com cargas emocionais muito dramática, mas como você falou tão bem da protagonista acho que posso dar uma chance.

    Beijoss,Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro bem dramático, porém os personagens são daqueles que não se deixam abalar, por isso as situações acabam parecendo melhores do que realmente são e tornam o livro mais leve. Leia sem medo!! Obrigada pela visita!

      Excluir

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com