30 outubro, 2017

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente

Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte há um passageiro a menos, Um americano é encontrado morto em sua cabina, com 12 facadas, e a porta estava trancada por dentro.
Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime!

Tenho esse livro faz muito tempo, lembro de ter comprado ele em um box da revista Avon quando era pequena, li só um dos três livros e nunca mais mexi, esse mês fui convidada a fazer parte de uma leitura coletiva e como ele também se encaixava no Desafio Literário Livreando, não havia motivos para não ler!

O personagem principal desse livro é o famoso detetive Hercule Poirot, nessa história ele embarca no Expresso do Oriente depois de desvendar mais um mistério, na Síria, o fato mais estranho é a dificuldade em encontrar lugar no vagão, já que este está lotado, uma coisa atípica para aquela época do ano. Logo na primeira noite um assassinato acontece na cabine ao lado da de Poirot, com o trem preso na nevasca, o detetive se vê obrigado a desvendar o mistério de quem matou o importante homem que ali viajava.
Exitem pessoas das mais variadas classes e nacionalidades nesse trem, logo muitos álibis surgem, bem como muitas pistas falsas. Cabe ao famosos detetive desvendar quem ali teria um motivo para cometer um assassinato e qual seria ele.

Esse não é o livro mais eletrizante da autora, o mistério é muito envolvente e é quase impossível adivinhar o final, é impossível se desgrudar da história, mas ele não é como E Não Sobrou Nenhum, onde cada parágrafo parece ser a parte mais emocionante do livro, esse mistério é mais calmo, trabalha o tempo todo com a capacidade de dedução de Poirot.

O final do livro me fez chorar bastante, essa é uma reação que eu não esperava ter com um livro da Agatha Christie, mas foi o que aconteceu, quando o detetive apresenta as duas soluções para o caso o livro se torna tão comovente que eu não consegui me conter. Como já disse, esse pode não ser o enredo mais eletrizante da autora, mas, com certeza, é o mais emocionante, comovente e bem pensado.
Mais uma vez eu me curvo diante da maestria dessa mulher e me pergunto como é possível que existam pessoas com uma capacidade intelectual tão grande, Agatha Christe, Sir Arthur Conan Doyle e Julio Verne pra mim são autores brilhantes, nunca poderão ser vencidos por qualquer autor da atualidade, eles estavam tão a frente de seu tempo, com uma inteligência e capacidade criativa tão grande que chega a assustar. É uma pena que ninguém pode viver para sempre, só nos resta apreciar as centenas de obras que eles deixaram para nós e agradecer por terem existido!

INFORMAÇÕES GERAIS:

Título original: Murder on the Orient Express
Autor: Agatha Christie
Ano de publicação: 1934
Gênero: Mistério, Suspense
N° de páginas: 223
Editora: Nova Fronteira
Classificação: 5/5
Data do início da leitura: 22/10/2017
Data do término: 28/10/2017


DESAFIOS:
Livreando: Livro de suspense

Esse é o terceiro livro que eu li em outubro, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro de suspense", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!


Um comentário:

  1. Oi.
    Eu ganhei esse livro na caixa do Skoob e estava receosa de ler porque não me dou bem com suspense policial, mas até que me senti intrigada com sua resenha, o que também ajudou foi o trailer que eu vi do filme que irá estrear ano que vem, se não me engano.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com