Sinopse: "A Mãe do Freud" é uma coleção de contos e crônicas de todo um universo recriado com humor e inteligência. De forma irônica conta a história de celebridades que possuem parentes no Paraná, o encontro das mães judias com seus filhos extraordinários, que promovem crimes de colarinho branco. Um conto sobre um comando especializado em atendimentos sexuais de emergência, ou um grupo de amigos que decide ficar eternamente na mesa de um bar.
Fraquinho. Criei expectativa de dar gargalhadas com esse livro e tudo que eu consegui foi uns sorrisinhos de canto em uma história que outra, realmente esse livro é super estimado, até perdi a vontade de conhecer o Analista de Bagé.
Não tenho muito o que contar sobre o livro, pois é composto de várias pequenas crônicas, contos e dois poemas, sem ter uma ordem cronológica ou lógica. O que as liga é que a maioria é do gênero humorístico com um fundo de reflexão sobre a sociedade e fatos da vida em geral. Algumas histórias são bem engraçadas, outras são mais sarcásticas do que divertidas. As minhas histórias preferidas foram Doutor mindinho, Porta de Banheiro, Vocações e A Classe.
Sempre achei o título fascinante: "A mãe do Freud, o que será que a mãe do Freud pensa depois de ele colocar a culpa dos problemas e complexos infantis nas mães das crianças?", acontece que a mãe do Freud faz só uma ponta nesse livro em um conto de duas páginas que não é nem perto do que eu imaginei.
Pelo menos, dá pra conhecer o perfil do autor, crítico e satírico quanto ao cotidiano. Pelo que me informei, esse não é um dos melhores livros dele, então com certeza darei outra chance, mas num futuro distante... Porém, a leitura não foi inválida, pois encontrei uma frase com a qual me identifiquei muito:
"Tenho me dedicado a colecionar exemplos, naquela volúpia pelo inútil que ou acaba em loucura ou em tese sociológica."INFORMAÇÕES GERAIS:
Título original: A Mãe do Freud
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Ano de publicação: 1985
Gênero: Crônicas, Humor
N° de páginas: 143
Editora: L&PM
Classificação: 3/5
Data do início da leitura: 08/05/2017
Data do término: 08/05/2017
DESAFIOS:
Livreando: Livro nacional
Esse é o segundo livro que eu li em maio, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro nacional", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!
Oi oi querida,
ResponderExcluiradoro os livros do veríssimo. Li um livro físico dele, e os outros em eBook. Amei a resenha e espero ler esse livro também.
Beijoss, Enjoy Books