12 maio, 2017

Resenha: O Mágico de Oz

Sinopse: Quando a pequena Dorothy ficou órfã, foi morar num longínquo recanto em uma das grandes planícies cinzentas do Kansas com o tio Henry e a tia Em. Da porta da humilde casa, Dorothy só via a triste natureza que se estendia até o horizonte, sem uma casa, sem uma só vila. Até que um dia, um terrível ciclone fez a casa rodopiar, subindo devagarzinho no ar como se fosse um balão, levando a menina e seu cãozinho Totó a quilômetros de distância até o maravilhoso Reino de Oz, um cenário fabuloso de cores e sonhos. Mas, mesmo assim, tudo o que Dorothy queria era voltar para casa. Encontrando então o povo do Leste - pequenos anões a quem ajudara a libertar da malvada bruxa - é aconselhada a seguir a estrada de tijolinhos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o grande Mágico lhe concederia qualquer pedido. No caminho, encontra um espantalho sem cérebro, um leão covarde e um homem de lata que quer um coração. Juntos, o s quatro amigos partem em busca de seus mais profundos desejos e vivem incríveis aventuras em um mundo fantástico, repleto de imaginação.

Esse livro está na minha estante desde 2010, lembro que a minha mãe comprou e leu com o meu irmão, mas eu não me interessei na época, pois achava que conhecia a história do Mágico de Oz. Acontece que quando comecei a ler esse livro, descobri que eu não fazia a MENOR ideia de como seria o final, sabia que tinha uma menina, um cachorro, um leão covarde, um homem de lata sem coração e um espantalho sem cérebro, mas não fazia a mínima ideia do que ia acontecer quando ela encontrasse o mágico!

Essa história é um clássico, conhecida por (quase) todas as crianças do mundo, Dorothy mora com seus tios e seu cãozinho Totó no Kansas, um lugar seco e triste, um dia uma grande ciclone chega e a casinha de madeira sai rodopiando pelos ares, pousando em um lugar muito lindo, verde, mágico e cheio de criaturas diferentes que não fazem a mínima ideia de onde fica o Kansas.
Acontece que Dorothy gosta muito de sua família, apesar de Oz ser um reino lindo e acolhedor, tudo que a menina quer é voltar pra casa. O único jeito de isso acontecer é seguindo o caminho de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o grande Mágico de Oz pode ajudá-la. No caminho, Dorothy faz três novos amigos que a ajudam a chegar até seu destino e também têm desejos profundos e impossíveis de ser realizar.

Gostei bastante da história,  realmente tinha várias partes que eu não conhecia e agora estou contando devagar para o meu irmão mais novo, um pouquinho a cada dia antes de dormir, pra que ele não seja como eu e cresça sem ter a mínima ideia do final da história!
No final dessa edição do livro conta um pouquinho sobre o autor e as motivações dele pra criar o Reino de Oz, ele conta que na época (1900) as histórias infantis eram muito adultas e cruéis, e as crianças mereciam histórias que as levassem a uma viagem cheia de imaginação e coisas improváveis, com criaturas mágicas que as incentivassem a sonhar, achei estranho, pois ao longo do livro existem várias situações onde os personagens matam pessoas e inclusive decepam cabeças, quando contei essas partes pro meu irmão de 5 anos dei uma suavizada e disse que eles tinham assustado os inimigos, fazendo-os correr pra casa. Nem quero imaginar como eram essas histórias "cruéis" da época, fico feliz de ter conhecido toda a história de Oz, só agora, pois é bastante assustadora, vendo por esse lado.

Enfim, sempre bom ler esses clássicos, fiquei curiosa ao saber que existem outras histórias sobre o Reino de Oz, quem sabe um dia eu tome coragem para ler!


INFORMAÇÕES GERAIS:

Título original: The Wonderful Wizard of Oz
Autor: Frank Baum
Ano de publicação: 1900
Gênero: Fantasia
N° de páginas: 127
Editora: Ediouro
Classificação: 4/5
Data do início da leitura: 04/05/2017
Data do término: 07/05/2017

DESAFIOS:
Livreando: Livro com autor que nasceu em maio
Bingo: Clássico

Esse é o primeiro livro que eu li em maio, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro com autor que nasceu em maio", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!


3 comentários:

  1. Maravilhoso! Adorei a resenha, me deixou SUPER curiosa para saber o final! Já assisti algumas adaptações, mas NUNCA li este clássico, dá até vergonha! Mas com certeza lerei!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Adorei a resenha, me deixou SUPER curiosa para saber o final! Já assisti algumas adaptações, mas NUNCA li este clássico, dá até vergonha! Mas com certeza lerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava nessa mesma situação até esses dias, ahahha, vale a pena ler e relembrar, obrigada pela visita!!

      Excluir

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus RSS Feed Email

Banner

Banner

Caroline Foletto

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
20 anos, estudante de direito.

Instagram

Seguidores

Meta de Novembro

  • A Esperança - Suzanne Collins
  • Fala Sério, Irmão/Irmã - Thalita Rebouças
  • Inferno - Dan Brown
  • O Ninho dos Gaviões - José Maviael Monteiro
  • Repulsa e Piedade - Kalew Nicholas

Inscreva-se no canal

Popular Posts

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Leituras de verão | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com