Esse livro está na minha estante desde 2010, lembro que a minha mãe comprou e leu com o meu irmão, mas eu não me interessei na época, pois achava que conhecia a história do Mágico de Oz. Acontece que quando comecei a ler esse livro, descobri que eu não fazia a MENOR ideia de como seria o final, sabia que tinha uma menina, um cachorro, um leão covarde, um homem de lata sem coração e um espantalho sem cérebro, mas não fazia a mínima ideia do que ia acontecer quando ela encontrasse o mágico!
Essa história é um clássico, conhecida por (quase) todas as crianças do mundo, Dorothy mora com seus tios e seu cãozinho Totó no Kansas, um lugar seco e triste, um dia uma grande ciclone chega e a casinha de madeira sai rodopiando pelos ares, pousando em um lugar muito lindo, verde, mágico e cheio de criaturas diferentes que não fazem a mínima ideia de onde fica o Kansas.
Acontece que Dorothy gosta muito de sua família, apesar de Oz ser um reino lindo e acolhedor, tudo que a menina quer é voltar pra casa. O único jeito de isso acontecer é seguindo o caminho de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o grande Mágico de Oz pode ajudá-la. No caminho, Dorothy faz três novos amigos que a ajudam a chegar até seu destino e também têm desejos profundos e impossíveis de ser realizar.
Gostei bastante da história, realmente tinha várias partes que eu não conhecia e agora estou contando devagar para o meu irmão mais novo, um pouquinho a cada dia antes de dormir, pra que ele não seja como eu e cresça sem ter a mínima ideia do final da história!
No final dessa edição do livro conta um pouquinho sobre o autor e as motivações dele pra criar o Reino de Oz, ele conta que na época (1900) as histórias infantis eram muito adultas e cruéis, e as crianças mereciam histórias que as levassem a uma viagem cheia de imaginação e coisas improváveis, com criaturas mágicas que as incentivassem a sonhar, achei estranho, pois ao longo do livro existem várias situações onde os personagens matam pessoas e inclusive decepam cabeças, quando contei essas partes pro meu irmão de 5 anos dei uma suavizada e disse que eles tinham assustado os inimigos, fazendo-os correr pra casa. Nem quero imaginar como eram essas histórias "cruéis" da época, fico feliz de ter conhecido toda a história de Oz, só agora, pois é bastante assustadora, vendo por esse lado.
Enfim, sempre bom ler esses clássicos, fiquei curiosa ao saber que existem outras histórias sobre o Reino de Oz, quem sabe um dia eu tome coragem para ler!
INFORMAÇÕES GERAIS:
Título original: The Wonderful Wizard of Oz
Autor: Frank Baum
Ano de publicação: 1900
Gênero: Fantasia
N° de páginas: 127
Editora: Ediouro
Classificação: 4/5
Data do início da leitura: 04/05/2017
Data do término: 07/05/2017
DESAFIOS:
Livreando: Livro com autor que nasceu em maio
Bingo: Clássico
Esse é o primeiro livro que eu li em maio, seguindo o Desafio Literário Livreando, na categoria "Livro com autor que nasceu em maio", se alguém tiver interesse em saber mais é só clicar na imagem!!
Maravilhoso! Adorei a resenha, me deixou SUPER curiosa para saber o final! Já assisti algumas adaptações, mas NUNCA li este clássico, dá até vergonha! Mas com certeza lerei!
ResponderExcluirMaravilhoso! Adorei a resenha, me deixou SUPER curiosa para saber o final! Já assisti algumas adaptações, mas NUNCA li este clássico, dá até vergonha! Mas com certeza lerei!
ResponderExcluirEstava nessa mesma situação até esses dias, ahahha, vale a pena ler e relembrar, obrigada pela visita!!
Excluir